26 de set. de 2011

Lixo: o que fazer?

expondo os diferentes tipos de lixo
Área do conhecimento: Interdisciplinar
Público Envolvido: Alunos de pré e do 1º ao 4º ano e Comunidade Escolar
Duração: decorrer do ano letivo de 2011

Objetivo Geral
              Perceber o meio em que vivemos, como um espaço saudável, onde a vida possa se desenvolver com qualidade, compreendendo que a produção de lixo é natural e muitas vezes desnecessária. Deve haver uma conscientização para que o mesmos tenha um destino adequado.



Objetivos Específicos
-Observação e levantamento de dados ao destino que é dado ao lixo nas famílias dos alunos e da escola.
-Recolher diferentes tipos de lixos produzidos na família e classificá-los em: orgânico e inorgânico.
-Realizar um estudo de decomposição do lixo aterrando-o e na compostagem.
-Incentivar o reaproveitamento do lixo orgânico.
-Reconhecer e descobrir a importância do saneamento básico e higiene como prevenção e melhoria da qualidade de vida.
-Identificar doenças e problemas causados pelo lixo.

Justificativa
              Percebendo que estamos vivendo num cenário de crise ambiental e que os recursos naturais estão sendo maltratados numa velocidade assustadora prejudicando a qualidade de vida das pessoas, ameaças aos outros seres vivos, procuramos realizar um trabalho de conscientização ambiental. É um dever tomar consciência sobre a produção de lixo e destino do mesmo para amenizar os problemas ambientais que afetam o mundo. Pequenas ações fazem a diferença quando entende-se que cada família precisa dar o destino adequado e saber tomar medidas de reaproveitamento do lixo, como o orgânico, o reutilizável e o reciclável. Um trabalho articulado entre as famílias dos alunos e a escola será de grande importância e necessário. Nossa proposta é um ponto de partida para que novos olhares surjam a respeito do lixo e uma aprendizagem prática que poderá melhorar a qualidade de vida as pessoas através do meio Ambiente.

Desenvolvimento
-Reaproveitamento do lixo orgânico na agricultura, pomar e hortaliças.
-Pesquisa dos tipos de lixo produzidos nas famílias dos alunos e na escola.
-Aterro de lixo para experiência.
-Compostagem e coleta seletiva do lixo.
-Leitura de diferentes tipos de textos: encartes, informativos e outros.
-Criação de slogans e cartazes.
-Recortes de jornais e revistas.
-Pesquisa na internet e programa educativo nas aulas de informática.
-Exposição dos trabalhos criados a partir de sucatas.
-Coleta de lixo.
-Produção de textos.
-Músicas relacionadas ao tema.
-Jogos recreativos com sucatas; jogo do pneu, bola de meia, boliche de garrafa pet...
-Palestras.
-Levantamento da produção de lixo nas famílias, comunidades e município.

Avaliação
              A avaliação será realizada a cada etapa de trabalho de acordo com as atividades desenvolvidas, valorizando o trabalho individual e coletivo.

Fontes de pesquisa:
-Famílias pertencentes à comunidade escolar.
-Livro de ciências do programa Escola Ativa e outros.
-Revista Escola.
-Revista do Professor.
-Jornal Correio do Povo e Zero Hora.
-Meios de comunicação
-Dados através das secretarias municipais.

 Cronograma de atividades:
-Escolha do Tema  e início do projeto
-Exposição do tema e sugestões: lixo orgânico e inorgânico, armazenagem e aproveitamento.
-Pesquisa: produção e tipos de lixo produzido na escola e em casa.
-Relato da pesquisa e destino do lixo.
-Reportagem do jornal Zero Hora “ Nápolis volta a ser tomada pelo lixo”
-Produção textual
-Reportagem “Perigo para a vida”- Jornal Correio do Povo
-Relato dos textos.
-Aproveitamento do lixo orgânico: agricultura, pomar, hortaliças.
-Coleta e pesagem de lixo encontrado no pátio da escola
-Aterro do lixo nos fundos da escola para fins de experiência: plástico, jornal, madeira natural e pintada, vidro, folhas secas, um frango inteiro, um peixe e uma laranja.
 -Produção textual: “ O lixo que virou brinquedo”.
-Texto: Lixo no Lago azul.
-Atitudes necessárias para melhorar o planeta
-Aproveitamento do lixo orgânico: agricultura, pomar, hortaliças.
-Coleta e pesagem de lixo encontrado no pátio da escola.
- Teatro: “Os guardiões da árvore sagrada”.
-Caminhada ecológica.
-Canteiro de ervas medicinais.

aterrando o lixo

caminhada ecológica: entrada na mata nativa
                                         
pesando o lixo
fonte natural
tipos de vegetação

Experiência: papel reciclado-Livro de ciências da Escola Ativa.

confecção de brinquedos
        
Papel reciclado





                

Nenhum comentário:

Postar um comentário